segunda-feira, 2 de março de 2009

Um dia...


Os Cinco Sentidos

São belas - bem o sei, essas estrelas,
Mil cores - divinais têm essas flores;
Mas eu não tenho, amor, olhos para elas:
Em toda a natureza
Não vejo outra beleza
Senão a ti - a ti!

Divina - ai! sim, será a voz que afina
Saudosa - na ramagem densa, umbrosa,
Será; mas eu do rouxinol que trina
Não oiço a melodia,
Nem sinto outra harmonia
Senão a ti - a ti!

Respira - n'aura que entre as flores gira,
Celeste - incenso de perfume agreste,
Sei... não sinto: minha alma não aspira,
Não percebe, não toma
Senão o doce aroma
Que vem de ti - de ti!

Formosos - são os pomos saborosos,
é um mimo - de néctar o racimo;
E eu tenho fome e sede... sequiosos,
Famintos meus desejos
Estão... mas é de beijos,
é só de ti - de ti!

Macia - deve a relva luzidia
Do leito - ser por certo em que me deito.
Mas quem, ao pé de ti, quem poderia
Sentir outras carícias,
Tocar noutras delícias
Senão em ti - em ti!

A ti! ai, a ti só os meus sentidos
Todos num confundidos,
Sentem, ouvem, respiram;
Em ti, por ti deliram.
Em ti a minha sorte,
A minha vida em ti;
E quando venha a morte
Será morrer por ti.

[ Almeida Garrett, Folhas caídas ]


Recordo há muitos e muitos anos, quando ainda era uma criança, ter lido este lindo poema e pensado que aquelas palavras que se desenhavam em frente aos meus prematuros olhos eram, de facto, de uma beleza suprema, e que um dia iria escrever algo que conseguisse expressar os meus sentimentos com tanto ênfase e amor quanto Almeida Garret o fez num pedaço de papel.

A verdade é que ainda não atingi tal patamar, mas a vida é longa, os dias sucedem-se, cada vez com menos tempo para me dedicar à escrita, é certo, mas é algo que nunca pararei de tentar alcançar, alcançar palavras em jeito de espelho interior, que me reflictam naturalmente e de uma maneira perfeita, sem interacções, sem distracções mundanas...

Um dia...



1 comentário:

Alexandra disse...

Não tenho dúvidas algumas que esse dia chegará!!

Bruce, tds nós um dia, tendemos a pensar que nascemos na época errada. Eu pp estou sp a dizer isso...mas, como é agora que cá estou talvez tenha que fazer algo para que as minhas ideias perdurem. Penso que é isso q tds temos q fazer.